top of page
Igreja

Cosmovisão Anglicana

Esse Curso de imersão no anglicanismo têm como propósito apresentar um panorama geral do mundo anglicano passando pela história da formação do cristianismo nas ilhas britânicas, o desenvolvimento da doutrina e liturgia desde os primórdios (celtas) passando pela idade média até a Reforma litúrgica de Cranmer, a Reforma inglesa, os Puritanos, os formulários e suas diretrizes, governo, liturgia e teologia pastoral, tudo isso dentro de uma cosmovisão anglicana e reformada. 

Trata-se do curso mais completo sobre o assunto no Brasil. Por essa razão esse curso poderá ser aproveitado por qualquer seminário para a postulação de candidatos ao Ministério Ordenado em qualquer Igreja Anglicana (a IARB convalida esse curso para os candidatos às ordens ou ministros ordenados que desejam incardinação junto a ela vindos de outras Dioceses de tradição anglicana/episcopal.   

Os Anglicanos

Conheça a História do Anglicanismo passando pela fase celta (séculos I ao VII), a fase católica-romana (VII a XVI) e a fase reformada (séculos XVI e XVII) e avance até os nossos dias para conhecer o desenvolvimento do anglicanismo no Brasil. 

Ministério

Uma defesa do governo episcopal. A sucessão histórica, o sacerdócio universal de todos os cristãos, o papel das mulheres na igreja, o ministério leigo, a hierarquia a serviço da igreja

Identidade

A história, a teologia pastoral, as Escrituras Sagradas, os Credos, os Sacramentos, o Livro de Oração Comum, o Episcopado Histórico, a legislação canônica, tudo isso nos ajuda a compreender esse ramo da Igreja de Cristo tão relevante em nossos dias quanto o foi em séculos passados. 

Doutrina

Em que creem os anglicanos? A luz de sua doutrina, a Igreja Anglicana pode ser considerada uma igreja católica reformada? E mais, a importância dos sacramentos, as influências luterana e calvinista, a concepção anglicana da Ceia do Senhor, dons espirituais, e muito mais.

Liturgia e estética

Uma igreja herdeira de uma rica tradição litúrgica que não abriu mão desse legado desenvolvido ao longo de séculos de tradição e compilado no Livro de Oração Comum. Ao invés de envergonhar-se de sua liturgia, o anglicanismo valoriza cada aspecto da adoração publica e privada respeitando a liberdade naquilo que não é essencial, e mantendo a unidade naquilo que é essencial.

Anglicanismo

latimer-ridley.jpg
Bispo-anglicano-Robinson-Cavalcanti.jpg

Bispo Robinson Cavalcanti

Como anglicanos, nos deparamos, quase sempre, com um misto de desinformação histórica e preconceito eclesiológico, não somente por parte dos de fora, mas, inclusive dos de dentro dos nossos arraiais (inclusive ministros)... O individualismo moderno, o egocentrismo pós-moderno, com sua rejeição às instituições e às autoridades constituídas, são marcas do pecado e se  expressam no "espírito do século".
bottom of page